MAQUINAL por Priscila Arantes
Maquinal: gesto ou um comportamento instintivo realizado por um hábito inconsciente ou sem reflexão aparente. Marcelo Amorim vem construindo há anos uma trajetória singular, revelando, por meio da apropriação de imagens encontradas em livros, internet, arquivo ou fotografias antigas, sentidos ocultos da cultura de nosso tempo. Em Maquinal, Amorim trata de uma questão fundamental: o […]
Livro Primeira Leitura
A publicação “Primeira Leitura” contém a obra de Marcelo Amorim através de imagens de seus principais trabalhos. A compilação, organizada pelo crítico de arte Paulo Gallina, reúne textos de Camila Fialho, Carla Zaccagnini, Carolina Soares, Clarissa Diniz, Daniela Castro, Henrique Siqueira, Nancy Betts, Paulo Gallina e Thais Rivitti, escritos entre 2007 e 2014, por ocasião […]
Perfil Marcelo Amorim por Espaço Humus
Marcelo Amorim fala com espanto da perda de preciosidade que as fotografias sofrem ao longo dos anos; se uma vez são apreciadas e tem um lugar especial, quase como um altar, ao longo dos anos são papeis que juntam pó e vão para o lixo. Ou para o sebo. E é no reino de traças […]
MaPA – Memória Paço das Artes
O artista Marcelo Amorim conversou com Priscila Arantes, diretora e curadora do Paço das Artes, sobre a exposição “Ventriloquia”, integrante da 3ª e 4ª Temporada de Projetos 2014. Durante o bate-papo, eles abordam a série de desenhos feitos em grandes dimensões com tinta acrílica e aquarela sobre papel, entre outros assuntos. Assista à entrevista também […]
IMAGENS, APROPRIAÇÕES e DEVOLUÇÕES por Carlos Eduardo Riccioppo
Não importa se elas foram recolhidas pelo artista ou se ele as produziu em algum momento, as imagens presentes no trabalho de Marcelo Amorim são sempre de segunda mão. As pinturas as reeditam, reorganizam, enxugam suas informações, ampliam-nas, e, sobretudo, traduzem o vocabulário visual que encontram nelas para o espectro de suas especificidades técnicas. Tudo […]
DA INFORMAÇÃO À
CONTRA-INFORMAÇÃO
por Paula Braga
Arte não comunica. Se quisesse comunicar, seria informação e não arte. E informação, já nos advertiu Deleuze, é um conjunto de palavras de ordem: “Quando nos informam, nos dizem o que julgam que devemos crer. Em outros termos, informar é fazer circular uma palavra de ordem.”* A obra de Marcelo Amorim recruta a informação para […]
I AM READY TO SINGpor Daniela Castro
Análise Tão abstrata é a ideia do teu ser Que me vem de te olhar, que, ao entreter Os meus olhos nos teus, perco-os de vista, E nada fica em meu olhar, e dista Teu corpo do meu ver tão longemente, E a ideia do teu ser fica tão rente Ao meu pensar olhar-te, e […]
O PODER DO SILÊNCIO por Thais Rivitti
O artista Marcelo Amorim vem construindo há anos uma obra que retira do silêncio sua potência perturbadora. Frente à espetacularização da vida, o artista prefere manter uma produção em baixo tom, solapando pouco a pouco a ideia de que, em um trabalho de arte, a comunicação pode ser feita de modo imediato. Chamando a atenção […]
HEADSHOTS por Camila Fialho
Em dimensões reduzidas e de mesmo tamanho, cabeças de papel se projetam no espaço expositivo na forma de esculturas fotográficas. Na parede, o mapa aberto de uma cabeça indica trajetórias possíveis de um jogo minucioso de dobraduras. A estranheza fixa a primeira impressão do olhar ao se deparar com as pequenas peças esculpidas por Marcelo […]
CRÍTICA, ELOGIO, FETICHIZAÇÃO por Clarissa Diniz
A fotografia ininterruptamente expande-se na arte brasileira não só como linguagem, mas como lógica construtiva de obras que não são necessariamente fotografias, mas pinturas, vídeos, instalações, performances etc. Percebe-se também que muitos dos trabalhos calcados na lógica fotográfica referem-se a uma temporalidade anterior à que hoje vivemos. Colocando de lado os modelos estéticos instaurados com […]